terça-feira, 21 de setembro de 2010

Projeto-2009

Todo brasileiro, mesmo o alvo, de cabelo louro, traz na alma, quando não no corpo, a sombra,ou pelo menos a pinta, do indígena ou do negro...”

Gilberto Freyre, Casa Grande e Senzala



PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR


SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTE E LAZER


CMEI CANTINHO DAS CRIANÇAS- COD- 1039



PROJETO: CONSCIÊNCIA NEGRA: SER NEGRO, SEM PRECONCEITO


DURAÇÃO: 16 à 20/11/09


JUSTIFICATIVA:
Dando continuidade ao Projeto: Nossas raízes: Viajando na cultura Afro-brasileira, estaremos abordando de forma contextualizada o tema , Consciência Negra: Ser negro, sem preconceito! , este grande movimento de luta , data essa, em homenagem a Zumbi, o maior representante da resistência negra. E com a obrigatoriedade do ensino da história da África estaremos trabalhando com nossas crianças de forma lúdica com atividades, como historias, artes, músicas, danças, vivências de acordo com a faixa etária de cada uma. Sabemos que trabalhar esta temática não é uma tarefa fácil, porém, é necessário “educar para igualdade racial”, levando o negro a respeitar a imagem que tem de si, se conhecer e se valorizar, se gostar, pois na educação Infantil, o primeiro desafio é o entendimento da identidade. A educação anti-racista deve começar cedo. A criança negra precisa se ver como negra e aprender a respeitar a imagem que tem de si mesmo .

2- OBJETIVOS:


• Valorizar a cultura negra e seus afro-descendentes e afro-brasileiros, escola e na sociedade;

• Entender e valorizar a identidade da criança negra;

• Trazer discussões provocantes, por meios das rodas de conversas, sobre as questões raciais, preconceitos;

• Respeitar as diferenças,

• Estimular nas crianças negras uma maior aceitação da sua cor
3- METODOLOGIA:


* Roda de conversa

* Uso de livros

* Oficina
* Utilização de recursos diversos;

* Palestra


4. DESENVOLVIMENTO:

O desenvolvimento do projeto será realizado em sala de aula por meio de várias atividades, e no pátio para apresentar-se e assistir e participar da roda de capoeira.

5- SUGESTÃO DE ATIVIDADE:


- A Hora de história abordando o tema( Ex: A menina Bonita do laço de fita, Zumbi, Luana : A menina que viu o Brasil neném, O cabelo de Lelê de Valéria Belém, A bonequinha Preta de Alaíde Lisboa de Oliveira, etc...);

- Ilustração e reconto pelas crianças das histórias ouvidas;

- Confecção de máscaras africanas com saco de pão

- Ouvir músicas Blak, samba de roda, etc...

- Recortes e colagem; (Construindo um painel coletivo com personalidades negras que alcançaram fama);

- Danças;

- Músicas;

- Construção de um tabuleiro do Jô Kalah- feito com caixa de ovos ( um jogo que veio da áfrica que simula o plantio de sementes, desenvolvendo a atenção e a concentração da criança);

- Concurso do casal negro mais bonito;

- Confecção de bonecas pretas de pano;

- Realizar brincadeiras e jogos infantis.


6- RECURSOS UTILIZADOS:

- Livro

- Papel

- Cola

- Revistas

- DVD

- Cd(s)

-Som

7 - AVALIAÇÃO:
A avaliação acontecerá em qualquer momento do processo educativo, de forma

contínua e diagnóstica; com a intenção primordial de rever a própria prática docente

criando novas possibilidades para estimular os alunos a desenvolverem-se suas

potencialidades levando em conta, principalmente, os avanços individuais dentro da

coletividade e a participação no desenvolvimento de todas as atividades (de acordo com

as peculiaridades de cada aluno) no decorrer do projeto.


8- CRONOGRAMA:
Dia 18 – a palestra sobre “ A saúde da mulher negra” (no turno Vespertino)
Dia 19 – Oficina de penteado Afro (turno mat/vesp)
Dia 20 – Apresentação do grupo de capoeira ( turno vesp.)

8- CULMINÂNCIA DO PROJETO:

Cada grupo deverá fazer uma apresentação relativa ao dia da Consciência Negra e logo após será realizado a apresentação da roda de capoeira com convidados.



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