sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Projeto: Africa,a minha história

Justificativa: Com base no Macro Projeto de leitura, construímos com ênfase na lei nº  10.639/2003, já que estamos em comemoração do dia da Consciência Negra. Fizemos uma viagem mágica com os nossos alunos  e alunas, através dos livros de história e lendas envolvendo a temática com o mini projeto: África, a minha historia, resgatando a ancestralidade, o respeito ao idoso como contador de historia, possibilitando o registro dos autores dos livros e o renascer da Diáspora.
Os livros que levou as nossas crianças a conhecer um pouco da cultura e historia do povo negro

Menina bonita do laço de fita-de Ana Maria Machado, que conta a história de uma linda menina que tinha olhos parecidos com duas azeitonas pretos e bem brilhantes, tinha cabelos enrolados e bem negros. A pele escuras e lustrosa.

Aguemon:O mito da criação, escrita por Carolina Cunha. Aguemon é o mensageiro dos deuses. Ele é o saber e habita a terra antes mesmo do ser humano. O mito da criação do mundo é contado desde os tempos mais antigo pelo povo iorubá.

As tranças de Bintou: É uma linda história escrita por Sylviane Anna Diouf. Conta o sonho de Bintou, uma menina africana, que queria ter tranças como todas as mulheres mais velhas da aldeia. Enfim uma delicada história sobre a angustia do mito de passagem ao aprendizagem do crescimento.









E as lendas Africanas e indígenas (cadernos da SECULT ; Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da cidade de Salvador)

Nenhum comentário: