CMEI CANTINHO DAS CRIANÇAS
Projeto: Viajando nas cantigas de rodas e na linguagem do folclore
Período : 17 à 21 de Agosto
Público Alvo: Berçários, grupo 3 e a Pré escola
JUSTIFICATIVA:
Na idade em que se encontram as nossas crianças, onde nesse momento estão
passando por uma transição em relação ao seu comportamento, pois estão
começando a mesclar um comportamento anteriormente apenas formado por
reflexos (proveniente de quando eram bebês), com uma nova fase: a linguagem.
Nesta transição a criança sente a necessidade de fingir ser alguém, de fantasiar
situações. Daí surge a simbologia refletida nas brincadeiras de faz de conta. Elas
vivem num mundo imaginário onde são capazes de pensar e agir imitando situações
variadas. Com isto, vemos a importância de se trabalhar o Folclore. Pensamos aqui,
no Folclore como um grande quebra cabeça, um grande brinquedo, em que cada
peça é fundamental: as danças, as lendas, as cantigas, as brincadeiras, etc. Quanto
mais se brinca com esse jogo mais se conhece a cultura do nosso povo, logo não
poderia ficar de fora do nosso espaço escolar.
OBJETIVOS:
1-Vivenciar, resgatar e conhecer o Folclore com propostas lúdicas e de cunho
educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado. E o
nosso objetivo é tirar a poeira da palavra Folclore e brincar com as possibilidades que
ela oferece.
ÁREAS:
Formação Pessoal e Social: Socialização, respeito, valorização do outro, autonomia,
iniciativa;
Linguagem oral e escrita: fala, diálogo, cantigas, escrita (pré escola), lendas
Natureza e Sociedade: história das brincadeiras, diferentes forma de cantar, brincar e
contar historia.
Movimento: brincadeiras, danças;
Artes: dramatização das cantigas de rodas
DESENVOLVIMENTO:
Conversa informal, rodinhas, atividades com danças, rodas, brincadeiras, desenhos
para colorir e narração de lendas e contos.
RECURSOS:
Livros e revistas, papel crepom, Cds com historias e cantigas, fantasias, maquina
fotográfica, cola, lápis coloridos.
Avaliação:
Através de registro das observações da forma de expressão das crianças, do seu
desenvolvimento nas atividades e satisfação nas próprias produções em sala de aula,
de forma individual e coletiva e do desenvolvimento de aprendizagem durante as
atividades propostas.
Culminância: Apresentação no pátio, depois do lanche( Típico do folclore) ás 14:30
por cada grupo;
Grupo 1 e 2 – Samba de Roda com a cantiga – SAMBALELÊ
Grupo 3 A Três, Três passará...
Grupo 4 A Cantiga – PAI FRANCISCO ...
Grupo 4B Cantiga – A LINDA ROSA JUVENIL
Grupo 5 Escravo de Jó
Um comentário:
eu adorei essa avaliacao do projeto e a apresentacao vai muito longe muito criativo e inteligente.
Postar um comentário