CMEI CANTINHO DAS CRIANÇAS – COD. 1039
PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR
SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, ESPORTE, CULTURA E LAZER
PLANEJAMENTO : Vivendo os Direitos da Criança:
PERÍODO: 21/05 à 27/05
Por acreditar que os cidadãos precisam assumir um
compromisso pessoal para que nossas crianças possam se desenvolver em um
ambiente harmonioso, vivenciando momentos de aprendizagem, criação e lazer, a
CENAP , Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico elaborou um planejamento contemplando
a Semana de Ação Mundial de 2012- “o direito à educação infantil de qualidade,
cujo objetivo principal é desenvolver ações, que propiciem às crianças o
conhecimento de seus direitos através de situações enriquecedoras e prazerosas,
abrangendo os 12 direitos divididos por CRE(s), cujo o nosso tema foi: Nossas crianças têm direitos à atenção individual:
Nossas crianças têm direitos ao movimento em espaços amplos
I – IntroduçãoNossas Crianças têm direitos à atenção individual:
- Devemos chamar as crianças sempre pelo seu nome e, comemorar seu aniversário
- Quando apoiamos as crianças que têm dificuldades em se integrar nas brincadeiras e jogos; quando respeitamos o ritmo fisiológico da criança no sono, nas sensações; quando motivamos as crianças mais retraídas e muito quietas, estamos garantindo esta atenção individualizada.
- O diálogo aberto e contínuo com os pais nos ajuda a responder às necessidades individuais da criança. A observação diária e constante colabora para que a professora possa conhecer melhor cada uma das crianças.
- Garanta o direito de momentos de privacidade e de quietude. Espaços semi estruturados podem contribuir para que as crianças fiquem sozinhas quando sentirem esta necessidade. Mas ficar atenta para que se uma criança não estiver bem, seja encaminhada à orientação especializada.
Nossas crianças têm direitos ao movimento em espaços
amplos:
· Nossas crianças têm direito ao movimento em
espaços amplos
• Nossas crianças têm direito de correr, pular e saltar em
espaços amplos, na creche ou nas suas proximidades
• Nossos meninos e meninas têm oportunidade de jogar bola,
inclusive futebol
• Nossos meninos e meninas desenvolvem sua força, agilidade
e equilíbrio físico nas atividades realizadas em espaços amplos
• Nossos meninos e meninas, desde bem pequenos, podem
brincar e explorar espaços externos ao ar livre
• Nossas crianças não são obrigadas a suportar longos
períodos de espera
• Os bebês não são esquecidos no berço
• Os bebês têm
direito de engatinhar
• Os bebês têm oportunidade de explorar novos ambientes e
interagir com outras crianças e adultos
• As crianças pequenas têm direito de testar seus primeiros
passos fora do berço
• Reservamos espaços livres cobertos para atividades físicas
em dias de chuva
• Organizamos com as crianças aquelas brincadeiras de roda
que aprendemos quando éramos pequenos
• Procuramos criar ocasiões para as famílias participarem de
atividades ao ar livre com as crianças .
São direitos da criança:
- Nossas crianças têm direito à brincadeiras
- Nossas crianças têm direito a atenção individual
- Nossas crianças têm direito a um ambiente aconchegante, seguro e estimulante
- Nossas crianças têm direito ao contato com a natureza
- Nossas crianças têm direito à higiene e à saúde
- Nossas crianças têm direito a uma alimentação sadia
- Nossas crianças têm direito a desenvolver sua curiosidade, imaginação e capacidade de expressão
- Nossas crianças têm direito ao movimento em espaços amplos
- Nossas crianças têm direito a proteção, ao afeto e a amizade
- Nossas crianças têm direito a expressar seus sentimentos
- Nossas crianças têm direito a desenvolver sua identidade cultural, étnica e religiosa
Brincar é uma necessidade real na vida de
crianças, jovens e adultos. Ao brincar, a criança exercita sua imaginação,
atividade mental que lhe permite relacionar seus interesses e necessidades à
realidade do mundo dos adultos, interagindo com ele para melhor compreendê-lo.
Através da brincadeira, do jogo, as crianças
expressam sua forma de pensar, suas fantasias, desejos, medos, sentimentos e os
conhecimentos que constroem com as experiências que vivem.
No entanto, o ato de brincar e as atividades
lúdicas ocupam pouco espaço, ainda, nas escolas, como se a brincadeira não
fosse importante para o desenvolvimento da capacidade de refletir, criar e
construir. Jogo, sonho, fantasia ainda estão associados a coisas pouco sérias e
pouco importantes Entretanto, todos nós precisamos brincar, precisamos de lazer
para uma vida de saúde e equilíbrio.
III - ObjetivosDesenvolver atividades que propiciem às crianças o conhecimento de seus direitos através de situações enriquecedoras e prazerosas.
IV - Público-alvo
Todas as crianças do CMEI Cantinho das Crianças
V - Estrutura e Metodologia
Em anexo
VI - Avaliação de resultados
No último dia, será realizada uma exposição de toda a produção das crianças.
Essa apresentação, aberta ao público constitui-se como referencial para a avaliação de resultados do processo, onde poderá ser constatada a qualidade das ações desenvolvidas.
VII - Período e Horário
Decorre a partir de 21/05 à 27/05
BIBLIOGRAFIA:
1.
Creche. 2. Critérios de avaliação. I. Campos, Maria Malta. II.Rosemberg,
Fúlvia. III. Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. IV.
Título.CDU 373.22