Vivemos em um mundo tão hostil, se não houvesse a presença da criança ele não mais existiria, pois é através do seu sorriso, da sua inocência que ainda podemos acreditar no amanhã, no amore na felicidade.
De Valentina Luzia de Jesus
CMEI CANTINHO DAS CRIANÇAS
CMEI CANTINHO DAS CRIANÇAS Vivemos no mundo da fantasia, brincamos com alegria na essência verdadeira de ser criança, tudo é maravilhoso quando somos protegidos e amados. E aqui encontramos tudo isso: AMOR, RESPEITO E CIDADANIA E FELICIDADE
quarta-feira, 26 de agosto de 2015
sábado, 25 de outubro de 2014
sexta-feira, 24 de outubro de 2014
Plano de
aula: grupo 04
profª
Ana Paula
Período:
1º a 05 de setembro
Tema:
Animais e plantas
Subtema: Animais de jardim
Objetivo
geral: propor situações de aprendizagem que fomentem a curiosidade e a
busca pela compreensão de elementos ambiente jardim.
Objetivos
específicos:
- participar de atividade significativa fora da sala de aula;
- conhecer e identificar os animais que moram nos jardins;
- conhecer algumas de suas características;
- compreender a importância e respeitar os seres vivos que nos cercam.
Metodologia: contação de história “Animais de jardim” em
roda, levantamento de conhecimentos prévios e posterior visitação ao jardim da
escola para apresentação de alguns animais que vivem neste ambiente como
borboleta, minhoca, formiga (desenho de animais previamente colocados no local
pela professora). Cantar no jardim algumas canções infantis que tragam os
referidos animais. Desenho dos animais estudados para exposição no mural
coletivo da escola e confecção de borboletas de papel para ornamentação da sala
de aula.
Recursos: Livro, desenhos de animais de jardim, papel
ofício e giz de cera.
Habilidades: Estabelecer relação entre os seres vivos,
cuidar e preservar o meio ambiente, participar de diferentes atividades
envolvendo a pesquisa, apreciar as suas produções e dos demais colegas.
ROTINAS
PREFEITURA
MUNCIPAL DE SALVADOR
SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
CMEI- CANTINHO DAS CRIANÇAS
GRUPO 5
ROTINAS:
HORA
DA RODINHA; LEITURA DA HISTÓRIA A FLAUTA E O TATU, CONVERSA INFORMAL SOBRE O
MASCOTE DA SELEÇÃO
FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL:
19
RECONHECE ALGUNS ELEMENTOS SA SUA IDENTIDADE CULTURAL E FAMILIAR.
INTERVENÇÃO:
CONVERSAR
OU DEBATER SOBRE OS TIMES DE SUA PREFERÊNCIA, OS JOGADORES, QUAIS OS TIMES QUE
OS MEMBROS DA FAMILIA GOSTAM (PAI, MÃE, IRMÃO, ETC.)
ESCRITA:
13
PRODUZIR LISTA DE NOMES DE TIME OU JOGADORES
CONSTRUIR UMA MAQUETE COM OS
JOGADORES DA SELEÇÃOPROJETO COPA: O SÃO JOÃO NA COPA
PROJETO COPA
TEMA: São João na copa
PERIODO: Durante o 2ª bimestre
OBJETIVO: Resgatar a cultura junina inserida
no contexto da copa do mundo de 2014, refletindo sobre a importância de
sediarmos uma copa e da perpetuação dos valores culturais.
METADOLOGIA:
I MOMENTO: Leitura e discussão na rodinha do
livro show de bola e cidadania.
II MOMENTO: Apresentação de informações sobre a
história do futebol.
III MOMENTO: Abordou-se a diversidade cultural
dos vários países, inclusive da nossa região, valorizando a cultura junina,
dentro desse contexto.
IV ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:
ü Apresentação da bandeira do Brasil e
suas cores, formas geométricas e significados.
ü Apresentação de fotos que retratam o
futebol ontem e hoje
ü Trabalhou-se a questão dos valores
que estão subjetivas ao tema futebol tais como: paz, respeito ao outro, etc.
ü Promoção de campeonato de futebol
masculino e feminino.
ü Apresentação musical inclusive com a parodia
xote da copa.
ü Confecções de maquetes de campos de
futebol.
ü Confecção de bandeirolas verdes e
amarelas.
ü Realização na pratica da receita de
pipoca.
ü Confecções de painéis sobre a copa e
juninas.
ü Confecções de caixirola.
AVALIAÇÃO: Com base nas atividades
desenvolvidas, avaliou-se os alunos, durantes todo o processo.
RECURSOS:
ü O livro show de bola e cidadania de
Breno Fernandes, editora corrupio 2010.
ü O globo terrestre
ü Mapa mundi
ü Material de papelaria principalmente
verde e amarelo
ü Tintas
ü Bola de futebol
ü Padrões de futebol
PREFEITURA
MUNCIPAL DE SALVADOR
SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
CMEI- CANTINHO DAS CRIANÇAS
PROJETO COPA
O SÃO JOÃO NA COPA
SALVADOR, 2014.1
XOTE DA COPA
CAI, CAI, BALÃO
CAI, CAI, BALÃO
AQUI NA COPA NÃO
NÃO CAI NÃO
NÃO CAI NÃO
CAI NA RUA DO SABÃO
EU PEGO MILHO
FAÇO PIPOCA
COMO COM AS MÃOS
MEXE MEXE, MEXE, MEXE
Vivemos em um mundo tão hostil, se não houvesse a presença da criança ele não mais existiria, pois é através do seu sorriso, da sua inocência que ainda podemos acreditar no amanhã, no amore na felicidade.
De Valentina Luzia de Jesus
ANIMAIS E PLANTAS
TEMA: Animais e plantas
OBJETIVO: Apreciar a obra
de Vang Gogh, e sensibilizar as crianças das artes plásticas
OBJETIVO ESPECÍFICOS:
Montar o quebra-cabeça, conhecer as cores primarias e as misturas para virar
cores secundarias.
Construir canudinhos de revistas fixas nas atividades
proposta.
METADOLOGIA: Na rodinha
apresentada para montar um pôster quebra-cabeça de 87cm x 105cm da produção do
quadro.
Montar olhando o pôster menor com ajuda do professor.
“Perguntei o que viam? Responderam: flores!
Falei: sim; são girassóis.
Falei: sobre Vang Gogh, ele fora desmerecido na sua época.”
Coloquei em mesas pequenas papeis oficio e tintas, pinceis e
copinhos de café.
Mostrei a tinta preta e falei que preta é a mistura de todas
as cores e que eles se misturassem todos as cores o quadro ficaria preto. Então
mostrei a tinta amarela e fui misturando “A mistura mágica”.
·
Amarelo com azul
·
Vermelho com preto
Obs.: Eles pintaram usando a tinta de cada vez.
Depois o próximo passo foi fazer os canudinhos de revista.
MATERIAIS:
·
TINTAS
·
PINCEIS
·
PAPEL OFÍCIOS
·
REVISTAS
·
LIVROS (Arte para crianças de Gabriel Roing,
editora ciranda cultural)
HABILIDADES:
LINGUAGEM VISUAL:
Produzir trabalho de artes, utilizando a linguagem da pintura.
PRESENTAÇÃO: Fazer
leituras de obras a partir da observação, narração, descrição e interpretação
de imagens e objetivos.
AVALIAÇÃO:
Ficaram curiosos com o enorme quebra-cabeça.
Eles prestaram muita atenção, pintaram sem misturar as cores
e depois fizeram os canudos; observou que arte de fazer canudos para fazer
contas de colar (adereços) ou colar para fazer molduras deixa-os muito
concentrados fixando sua atenção e interesse.
Assinar:
Postagens (Atom)