quinta-feira, 19 de julho de 2012

PROJETO ARRAIÀ DO CANTINHO

CMEI- CANTINHO DAS CRIANÇAS



PROJETO: ARRAIA DO CANTINHO

DURAÇÃO: 15 DIAS

PÚBLICO ALVO: CRIANÇAS DE 0 A 5 ANOS



APRESENTAÇÃO:



O referido projeto oferece as crianças com contato com a tradição cultural do Brasil, muito forte e significativa principalmente para o povo

Nordestino, além de proporcionar uma relação viva com os conhecimentos, crenças e valores, concepções de mundo e as memórias do seu povo promovendo a veiculação entre a realidade dessas populações, suas culturas, tradições e identidades, assim como práticas ambientais.



JUSTIFICATIVA:



De acordo com a lei de Diretrizes e Bases da Educação Infantil é direito da criança o contato com as diversas culturas para a construção de novas formas de solidariedade garantindo a elas acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagem de diferentes linguagens.

OBJETIVOS:


● Reconhecer o significado das festas juninas e a importância para a agricultura;

● Preservar a cultura e as tradições nordestinas;

CONTEÚDOS:



- Meio Ambiente

- Nomes próprios

- Cores

- formas geométricas

-Problemas envolvendo quantidade de bandeirolas, milhos, usando símbolos juninos.


PROCEDIMENTAIS:



- - Dramatização com danças: quadrilha, forró, da peneira, por isso eu vou na casa dela, memorização de cantigas, etc.

- Cai, cai, balão...

- O balão vai subindo...

- Capelinha de melão...

- Olha pro céu meu amor...

- Confecção de cartazes...

- Dobraduras...

- Recorte e colagem.


ATITUDINAIS:



- Participação nas atividades propostas;

- Conscientização da importância das chuvas para o nordeste.

ETAPAS PREVISTAS:

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA



Levantamento dos conhecimentos prévios das crianças sobre o tema;

- Produção de textos coletivos;

- Leitura de quadrinhos;

- Conversas informais;

- Receitas juninas;

-Conto e reconto das histórias sobre cenas da festa.

MATEMÁTICA

- Trabalhar com dobraduras;

- tangran;

- Estatísticas;

ARTES VISUAIS:

- Modelagem e maquete do arraia;

- Desenho e pintura;

- Dobradura;


MÚSICA:


- Roda

- Forró

- Trio Nordestino (com brinquedos musicais);



ATIVIDADES PREVISTAS:



- Caça- palavras (com comidas típicas)

- Dobraduras (balão, bandeirinhas, etc.)

- Confecção de fogueiras e decoração para a escola.

- Apreciação das decorações das salas (as crianças visitarão os ambientes e farão comentários).

-

- Fogueira com materiais reciclados

-Culinária;com receitas e comidas típicas feito pelos alunos e apresentada por estes as demais salas.Exemplo:grupo 5 A prepara o cuscuz de tapioca e apresenta na sala de vídeo as outras turmas para degustação.

- Construção de folder ilustrado pelas crianças sobre perigos com bombas, fogos e fogueiras.

- Plantação de coentro na garrafa pet



PRODUÇÃO FINAL:



-Sala do forró dividindo o horário das turmas na sala de vídeo onde será a forro´teca.



-Barracas de jogos na área externa(cada sala confeccionará uma barraca que dará brindes).





- A culminância será realizada com as crianças reunidas em suas respectivas salas de aula, onde farão um lanche com cardápio junino;








       






























Nenhum comentário: