domingo, 8 de novembro de 2009

Intervenção psicopedagógica


A psicopedagogia vem atuando com muito sucesso nas diversas instituições, onde o seu papel é assinalar e analisar os fatores que favorecem, intervem ou prejudicam uma boa aprendizagem, portanto, a sua importância, quando nos referimos na intervenção psicipedagógica na escola , sem perder de vista que existem muitas razões que determinam o sucesso ou o fracasso escolar de uma criança, fatores como: fisiológico, psicológico e princisamente de mobilização, condições padagógicas e também o meio sócio cultural em que vive a criança.
Entendo, que a práxis psicopedagogica, é o conhecimento dos processos de aprendizagem nos seus aspectos cognitivos, emocionais e corporais. Pressupõe também, a atuação tanto no processo normal de aprendizagem , como na percepção de dificuldades diagnósticas e na interferência do planejamento nas instituições . Daí a grande importância da intervenção psicopedagogica, mas para a sua concretização é necessário haver uma interação com outros profissionais e também, a sua opção teórica, conceitual, a sua ideologia e a sua ética como profissional e levar em conta uma série de parâmetros.
A intervenção psicopedagógica deve ser desenvolvida a partir de um enfoque educacional , pois é preciso conhecer o sistema educacional, sua organização e as dinâmicas institucional e trabalhar com os alunos, professores , com a instituição e também com a família.
Enfatizando, o trabalho psicopedagogico se dá numa relação entre pessoas, não é uma relação qualquer é um encontro entre educador e educando, onde o psicopedagogo deve ter uma postura que se traduz em interesse pessoal e humano, que permite o desabrochar nas energias criadora, trazendo de dentro do educando capacidade e possibilidades muitas vezes desconhecidas dele mesmo e com a intervenção possibiltita incentivá-lo a procurar o seu próprio caminho e a caminhar com seus próprios pés, pois estar com outro possibilitará a partir do contato, do confronto com as diferença que traz cada um , a recriação de si mesmo.
* Valentina Luzia de Jesus, pedagoga e psicopedagoga

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