CMEI- CANTINHO DAS CRIANÇAS
PROJETO: ARRAIA DO CANTINHO
DURAÇÃO: 15 DIAS
PÚBLICO ALVO: CRIANÇAS DE 0 A 5 ANOS
APRESENTAÇÃO:
O referido projeto oferece as crianças com contato com a tradição cultural do Brasil, muito forte e significativa principalmente para o povo
Nordestino, além de proporcionar uma relação viva com os conhecimentos, crenças e valores, concepções de mundo e as memórias do seu povo promovendo a veiculação entre a realidade dessas populações, suas culturas, tradições e identidades, assim como práticas ambientais.
JUSTIFICATIVA:
De acordo com a lei de Diretrizes e Bases da Educação Infantil é direito da criança o contato com as diversas culturas para a construção de novas formas de solidariedade garantindo a elas acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagem de diferentes linguagens.
OBJETIVOS:
● Reconhecer o significado das festas juninas e a importância para a agricultura;
● Preservar a cultura e as tradições nordestinas;
CONTEÚDOS:
- Meio Ambiente
- Nomes próprios
- Cores
- formas geométricas
-Problemas envolvendo quantidade de bandeirolas, milhos, usando símbolos juninos.
PROCEDIMENTAIS:
- - Dramatização com danças: quadrilha, forró, da peneira, por isso eu vou na casa dela, memorização de cantigas, etc.
- Cai, cai, balão...
- O balão vai subindo...
- Capelinha de melão...
- Olha pro céu meu amor...
- Confecção de cartazes...
- Dobraduras...
- Recorte e colagem.
ATITUDINAIS:
- Participação nas atividades propostas;
- Conscientização da importância das chuvas para o nordeste.
ETAPAS PREVISTAS:
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Levantamento dos conhecimentos prévios das crianças sobre o tema;
- Produção de textos coletivos;
- Leitura de quadrinhos;
- Conversas informais;
- Receitas juninas;
-Conto e reconto das histórias sobre cenas da festa.
MATEMÁTICA
- Trabalhar com dobraduras;
- tangran;
- Estatísticas;
ARTES VISUAIS:
- Modelagem e maquete do arraia;
- Desenho e pintura;
- Dobradura;
MÚSICA:
- Roda
- Forró
- Trio Nordestino (com brinquedos musicais);
ATIVIDADES PREVISTAS:
- Caça- palavras (com comidas típicas)
- Dobraduras (balão, bandeirinhas, etc.)
- Confecção de fogueiras e decoração para a escola.
- Apreciação das decorações das salas (as crianças visitarão os ambientes e farão comentários).
-
- Fogueira com materiais reciclados
-Culinária;com receitas e comidas típicas feito pelos alunos e apresentada por estes as demais salas.Exemplo:grupo 5 A prepara o cuscuz de tapioca e apresenta na sala de vídeo as outras turmas para degustação.
- Construção de folder ilustrado pelas crianças sobre perigos com bombas, fogos e fogueiras.
- Plantação de coentro na garrafa pet
PRODUÇÃO FINAL:
-Sala do forró dividindo o horário das turmas na sala de vídeo onde será a forro´teca.
-Barracas de jogos na área externa(cada sala confeccionará uma barraca que dará brindes).
- A culminância será realizada com as crianças reunidas em suas respectivas salas de aula, onde farão um lanche com cardápio junino;
PROJETO: ARRAIA DO CANTINHO
DURAÇÃO: 15 DIAS
PÚBLICO ALVO: CRIANÇAS DE 0 A 5 ANOS
APRESENTAÇÃO:
O referido projeto oferece as crianças com contato com a tradição cultural do Brasil, muito forte e significativa principalmente para o povo
Nordestino, além de proporcionar uma relação viva com os conhecimentos, crenças e valores, concepções de mundo e as memórias do seu povo promovendo a veiculação entre a realidade dessas populações, suas culturas, tradições e identidades, assim como práticas ambientais.
JUSTIFICATIVA:
De acordo com a lei de Diretrizes e Bases da Educação Infantil é direito da criança o contato com as diversas culturas para a construção de novas formas de solidariedade garantindo a elas acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagem de diferentes linguagens.
OBJETIVOS:
● Reconhecer o significado das festas juninas e a importância para a agricultura;
● Preservar a cultura e as tradições nordestinas;
CONTEÚDOS:
- Meio Ambiente
- Nomes próprios
- Cores
- formas geométricas
-Problemas envolvendo quantidade de bandeirolas, milhos, usando símbolos juninos.
PROCEDIMENTAIS:
- - Dramatização com danças: quadrilha, forró, da peneira, por isso eu vou na casa dela, memorização de cantigas, etc.
- Cai, cai, balão...
- O balão vai subindo...
- Capelinha de melão...
- Olha pro céu meu amor...
- Confecção de cartazes...
- Dobraduras...
- Recorte e colagem.
ATITUDINAIS:
- Participação nas atividades propostas;
- Conscientização da importância das chuvas para o nordeste.
ETAPAS PREVISTAS:
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Levantamento dos conhecimentos prévios das crianças sobre o tema;
- Produção de textos coletivos;
- Leitura de quadrinhos;
- Conversas informais;
- Receitas juninas;
-Conto e reconto das histórias sobre cenas da festa.
MATEMÁTICA
- Trabalhar com dobraduras;
- tangran;
- Estatísticas;
ARTES VISUAIS:
- Modelagem e maquete do arraia;
- Desenho e pintura;
- Dobradura;
MÚSICA:
- Roda
- Forró
- Trio Nordestino (com brinquedos musicais);
ATIVIDADES PREVISTAS:
- Caça- palavras (com comidas típicas)
- Dobraduras (balão, bandeirinhas, etc.)
- Confecção de fogueiras e decoração para a escola.
- Apreciação das decorações das salas (as crianças visitarão os ambientes e farão comentários).
-
- Fogueira com materiais reciclados
-Culinária;com receitas e comidas típicas feito pelos alunos e apresentada por estes as demais salas.Exemplo:grupo 5 A prepara o cuscuz de tapioca e apresenta na sala de vídeo as outras turmas para degustação.
- Construção de folder ilustrado pelas crianças sobre perigos com bombas, fogos e fogueiras.
- Plantação de coentro na garrafa pet
PRODUÇÃO FINAL:
-Sala do forró dividindo o horário das turmas na sala de vídeo onde será a forro´teca.
-Barracas de jogos na área externa(cada sala confeccionará uma barraca que dará brindes).
- A culminância será realizada com as crianças reunidas em suas respectivas salas de aula, onde farão um lanche com cardápio junino;
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça um comentário, beijos!