Gilberto Freyre, Casa Grande e Senzala
PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR
SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTE E LAZER
CMEI CANTINHO DAS CRIANÇAS- COD- 1039
PROJETO: CONSCIÊNCIA NEGRA: SER NEGRO, SEM PRECONCEITO
DURAÇÃO: 16 à 20/11/09
JUSTIFICATIVA:
Dando continuidade ao Projeto: Nossas raízes: Viajando na cultura Afro-brasileira, estaremos abordando de forma contextualizada o tema , Consciência Negra: Ser negro, sem preconceito! , este grande movimento de luta , data essa, em homenagem a Zumbi, o maior representante da resistência negra. E com a obrigatoriedade do ensino da história da África estaremos trabalhando com nossas crianças de forma lúdica com atividades, como historias, artes, músicas, danças, vivências de acordo com a faixa etária de cada uma. Sabemos que trabalhar esta temática não é uma tarefa fácil, porém, é necessário “educar para igualdade racial”, levando o negro a respeitar a imagem que tem de si, se conhecer e se valorizar, se gostar, pois na educação Infantil, o primeiro desafio é o entendimento da identidade. A educação anti-racista deve começar cedo. A criança negra precisa se ver como negra e aprender a respeitar a imagem que tem de si mesmo .
2- OBJETIVOS:
• Valorizar a cultura negra e seus afro-descendentes e afro-brasileiros, escola e na sociedade;
• Entender e valorizar a identidade da criança negra;
• Trazer discussões provocantes, por meios das rodas de conversas, sobre as questões raciais, preconceitos;
• Respeitar as diferenças,
• Estimular nas crianças negras uma maior aceitação da sua cor
3- METODOLOGIA:
* Roda de conversa
* Uso de livros
* Oficina
* Utilização de recursos diversos;
* Palestra
4. DESENVOLVIMENTO:
O desenvolvimento do projeto será realizado em sala de aula por meio de várias atividades, e no pátio para apresentar-se e assistir e participar da roda de capoeira.
5- SUGESTÃO DE ATIVIDADE:
- A Hora de história abordando o tema( Ex: A menina Bonita do laço de fita, Zumbi, Luana : A menina que viu o Brasil neném, O cabelo de Lelê de Valéria Belém, A bonequinha Preta de Alaíde Lisboa de Oliveira, etc...);
- Ilustração e reconto pelas crianças das histórias ouvidas;
- Confecção de máscaras africanas com saco de pão
- Ouvir músicas Blak, samba de roda, etc...
- Recortes e colagem; (Construindo um painel coletivo com personalidades negras que alcançaram fama);
- Danças;
- Músicas;
- Construção de um tabuleiro do Jô Kalah- feito com caixa de ovos ( um jogo que veio da áfrica que simula o plantio de sementes, desenvolvendo a atenção e a concentração da criança);
- Concurso do casal negro mais bonito;
- Confecção de bonecas pretas de pano;
- Realizar brincadeiras e jogos infantis.
6- RECURSOS UTILIZADOS:
- Livro
- Papel
- Cola
- Revistas
- DVD
- Cd(s)
-Som
7 - AVALIAÇÃO:
A avaliação acontecerá em qualquer momento do processo educativo, de forma
contínua e diagnóstica; com a intenção primordial de rever a própria prática docente
criando novas possibilidades para estimular os alunos a desenvolverem-se suas
potencialidades levando em conta, principalmente, os avanços individuais dentro da
coletividade e a participação no desenvolvimento de todas as atividades (de acordo com
as peculiaridades de cada aluno) no decorrer do projeto.
8- CRONOGRAMA:
Dia 18 – a palestra sobre “ A saúde da mulher negra” (no turno Vespertino)
Dia 19 – Oficina de penteado Afro (turno mat/vesp)
Dia 20 – Apresentação do grupo de capoeira ( turno vesp.)
8- CULMINÂNCIA DO PROJETO:
Cada grupo deverá fazer uma apresentação relativa ao dia da Consciência Negra e logo após será realizado a apresentação da roda de capoeira com convidados.
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