CMEI- CANTINHO DAS CRIANÇAS
PROJETO: ARRAIÁ DO CANTINHO!
DURAÇÃO: 15 DIAS
PÚBLICO ALVO: CRIANÇAS DE 01 A 06 ANOS
APRESENTAÇÃO:
O referido projeto oferece as crianças com contato com
a tradição cultural do Brasil, muito forte e significativa principalmente para
o povo
Nordestino,
além de proporcionar uma relação viva com os conhecimentos, crenças e valores,
concepções de mundo e as memórias do seu povo promovendo a veiculação entre a
realidade dessas populações , suas culturas, tradições e identidades, assim
como práticas ambientais.
JUSTIFICATIVA:
De acordo com a lei de Diretrizes e
Bases da Educação Infantil é direito da criança o contato com as diversas
culturas para a construção de novas formas de solidariedade garantindo a elas
acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e
aprendizagem de diferentes linguagens.
OBJETIVOS:
● Reconhecer o significado das festas juninas e a importância para a
agricultura;
●
Preservar a cultura e as tradições nordestinas;
CONTEÚDOS:
- A importância da chuva;
PROCEDIMENTAIS:
- - Dramatização com danças: quadrilha, forró, da peneira, por isso eu vou
na casa dela, memorização de cantigas, etc.
- Cai, cai,
balão...
- O balão vai
subindo...
- Capelinha de
melão...
- Olha pro céu meu
amor...
- Confecção de
cartazes...
- Dobraduras...
- Recorte e
colagem.
ATITUDINAIS:
-
Participação nas atividades propostas;
-
Conscientização da importância das chuvas para o nordeste.
ETAPAS PREVISTAS:
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Levantamento dos conhecimentos prévios das crianças
sobre o tema;
-
Produção de textos coletivos;
-
Leitura de quadrinhos;
-
Conversas informais;
-
Receitas juninas;
-Conto
e reconto das histórias sobre cenas da festa.
MATEMÁTICA
-
Trabalhar com dobraduras;
-
tangran;
-
Cores;
- Esratísticas;
-
Problemas envolvendo quantidade de bandeirolas, milhos, usando símbolos
juninos.
ARTES VISUAIS:
- Modelagem e maquete do arraial;
-
Desenho e pintura;
-
Dobradura;
MÚSICA:
- Roda
-
Forró
-
Trio Nordestino (com brinquedos musicais);
ATIVIDADES PROPOSTAS:
- Caça- palavras (com comidas típicas)
-
Dobraduras (balão, bandeirinhas, etc.)
-
Confecção de fogueiras e decoração para a escola.
-
Apreciação das decorações das salas (as crianças visitarão os ambientes e farão
comentários).
-
Construção de folder ilustrado pelas crianças sobre perigos com bombas, fogos e
fogueiras.
PRODUÇÃO FINAL:
- A culminância será realizada com as crianças reunidas em suas
respectivas salas de aula, onde as crianças farão um lanche com cardápio junino;